Tribulus terrestris – Para que serve, indicações, preço e efeitos colaterais

O Tribulus terrestris, também conhecida como videira punção, é uma planta herbácea pertencente à família Zygophyllaceae, que pode ser encontrada em todo o mundo, predominante em regiões quentes e tropicais. Na Europa, desde o século 17, tem sido utilizada como estimulante para aumentar o impulso e o desempenho sexual.

Alguns estudos realizados com o Tribulus terrestris mostraram resultados de melhorias nas funções reprodutoras, abrangendo o aumento na produção do esperma e testosterona nos homens.

Recentemente, como apoio atlético, tem sido muito utilizada para ativar a produção de LH (hormônio luteinizante) e para o aumento dos níveis de testosterona. O extrato da planta apresenta várias propriedades que estimulam o desempenho físico e metal.

Desta forma, um atleta que consome adequadamente pode obter aumento de massa muscular, resistência e desempenho sexual.

Mecanismo de ação do Tribulus terrestris

A testosterona está presente em grandes escalas nos homens e em menor quantidades nas mulheres. O Tribulus terrestris é capaz de aumentar a concentração plasmática da testosterona e a produção do músculo como efeito anabólico.

Também estimula a vasodilatação na região genital, o que esclarece os seus efeitos estimulantes. Nas mulheres, estimula o aumento do desejo sexual e reduz os sintomas da menopausa.

Engorda?

A planta não possui nenhuma substância que esteja associada ao aumento de massa gorda. Ocorre o contrário, o aumento dos níveis de testosterona e massa muscular ajudam na definição corporal, havendo a aumento da massa magra.

Indicações de uso do Tribulus terrestris

  1. Para o aumento da produção de testosterona.
  2. Aumento da força e resistência muscular.
  3. Estimulação do impulso sexual.
  4. Aumento da fertilidade.
  5. Aumento da ovulação e libido nas mulheres.
  6. Elevação do autoestima e humor.

Como tomar?

É possível encontrar o derivado da planta em pó, comprimidos e chás. A dose recomendada não é fixa, depende da quantidade de concentração ativa da planta.

O princípio ativo da Tribulus terrestris é a Saponina. Todos os benefícios alcançados são graças ao efeito dela, cujo o extrato deve conter, no mínimo, 40% de Saponina para ser eficiente.

O Super Tribulus é um dos suplementos em cápsulas mais vendido do Brasil. A indicação, neste caso, é consumir 2 cápsulas ao dia.

Preço

Encontramos vários fabricantes do produto, o Super tribulus é um suplemento que contém 48% de saponina ativa. Na compra de um kit de tratamento com 6 caixas, o valor sai R$ 66,50 cada.

Efeitos colaterais

Nas mulheres, o uso prolongado ou excessivo pode provocar insônia, acne e modificação no ciclo menstrual. Não é indicado para mulheres grávidas, pois contém propriedades consideradas abortivas.

Nos homens, alguns estudos apontam a ocorrência de ginecomastia que é o crescimento mamas fora do normal.

É importante lembrar que, quando consumido adequadamente, a substância não provoca esses efeitos negativos.

 

Leave a Reply