Maca peruana – Para que serve, benefícios, como tomar e contraindicações

A maca peruana (nome científico Lepidium meyenii) é uma planta tuberosa que cresce na América do Sul e principalmente nas regiões do Peru e dos Andes. Surge espontaneamente em áreas montanhosas acima de 3000 metros acima do nível do mar. A maca, que possui inúmeras propriedades benéficas, pertence à família das brassicáceas.

Nos tempos antigos, havia várias espécies de maca, mas apenas algumas delas chegaram até nós. Hoje, é conhecida por diferentes nomes: maca peruana, maca dos andes, maca andina. Seu aparato vegetativo é composto principalmente de folhas, mas a parte da planta mais utilizada acaba por ser a raiz tuberosa que tem muitas propriedades exploradas desde a antiguidade pelas populações da América do Sul.

Então, vamos ver quais são as principais propriedades da maca, como é possível usá-la e os benefícios que este extrato vegetal traz à saúde.

Propriedades da maca

A maca peruana possui um alto valor nutricional, composta principalmente de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras alimentares. As proteínas trazem boas quantidades de aminoácidos essenciais como leucina, fenilalanina, lisina, valina, isoleucina, treonina, metionina e histidina.

As vitaminas mais abundantes presentes na raiz da maca são as do grupo B, vitamina C e E. Já, os sais minerais são: cálcio, ferro, selênio, iodo, zinco, potássio e cobre.

Dadas as substâncias contidas na raiz da maca, esta planta pode ser considerada um excelente suplemento alimentar.

maca peruana

Maca peruana, turbérculo rico em benefícios para a saúde.

Maca peruana: Os benefícios para a saúde

A ingestão de maca, pode trazer muitos benefícios para o bem-estar físico de homens e mulheres. Confira especificamente as vantagens de consumir essa planta turberosa.

Afrodisíaco natural

Desde os tempos antigos, esta planta é considerada um afrodisíaco natural devido à sua capacidade de aumentar a produção de estrogênios nas mulheres e o consequente aumento do desejo sexual.

Nos homens, de acordo com alguns experimentos, é capaz de estimular o desempenho sexual, mesmo em indivíduos que sofrem de disfunção erétil.

Fertilidade

A maca peruana possui propriedades capazes de curar as causas da infertilidade em homens e mulheres. No caso do homem, acredita-se que o tubérculo é útil para combater a infertilidade masculina, porque favorece a produção de espermatozóides, melhorando sua mobilidade e reduzindo sua oxidação.

Para as mulheres, no entanto, uma maior produção folicular foi observada e, isso levou a medicina tradicional a pensar no produto como uma cura para as causas naturais da infertilidade.

Promove o emagrecimento

Maca é um tônico natural também classificado como ginseng, cujo é muito utilizado nos suplementos do mundo esportivo. A substância é capaz de dar ao corpo os elementos energéticos necessários, aumentando a resistência muscular e fisiológica do corpo.

Suas propriedades também consegue satisfazer a sensação de saciedade e, além disso, o iodo contido nele estimula a tireóide, que por sua vez estimula o metabolismo mantendo-o ativo e regular. Por este motivo, a maca peruana também pode ser um suporte válido para perda de peso.

Fortalece o sistema imunológico

Sendo rica em vitaminas, a maca peruana também pode atuar sobre o sistema imunológico, fortalecendo suas defesas. Para isso, pode ser útil combater a gripe, tosse e resfriado, além de cansaço e exaustão. Graças à alta concentração de vitamina B1, B2 e C.

Ação contra a anemia

Tendo em conta os ingredientes ativos que contém, é perfeito para aqueles que sofrem de problemas com deficiência de ferro ou anemia, ajudando a regular o nível de hemoglobina no sangue.

Regular o ciclo mestrual

Tomar maca ajuda a regular o ciclo menstrual, graças à presença de alcalóides e esteróis, na verdade, consegue atuar no sistema hormonal, reequilibrando-o. Esta substância é, portanto, útil para reduzir a dor típica da síndrome pré-menstrual.

Maca peruana como tomar

A dose de consumo da maca peruana é variável de acordo com a finalidade do uso. A dose recomendada permanece, no entanto, entre 500 e 1200 mg de extrato seco. Além disso, não deve ser consumido de forma constante e periódica, um tratamento não deve ser estendido por mais de 6 meses.

Maca peruana onde comprar

O pó de maca peruana pode ser encontrado em diversas lojas de suplementos alimentares. Existem duas versões do suplemento: em pó e cápsulas.

Maca peruana contraindicações

Não existem contraindicações específicas para a ingestão desta planta, mas é bom não exceder o uso da substância e, portanto, não exceder as doses e a dosagem recomendada.

Como todos os produtos à base de plantas, não é recomendado o uso durante a gravidez ou durante a amamentação para evitar alterar o equilíbrio hormonal.

A maca peruana pode apresentar alguns efeitos colaterais em caso de superdosagem, como dor de azia. Também em alguns casos, pode levar a taquicardia, acne e formas de alergia cutânea.

Leave a Reply