Luz pulsada: O que é, preço e benefícios da depilação definitiva

A luz intensa pulsada é uma tecnologia usada por profissionais da estética e médicos para realizar vários procedimentos estéticos. A luz é transmitida através de uma máquina eletrônica conhecida como Pulsed light e, é usada para tratamentos de fotodepilação, rejuvenescimento facial e para remoção de algumas manchas de pele.

Embora as características técnicas mudem de acordo com o modelo de maquinário, em geral, a luz pulsada é sempre composta por um acumulador de energia, uma lâmpada de xenônio especial e uma óptica capaz de gerar, através de curto impulsos, um feixe de luz intensa que ilumina as áreas a serem tratadas.

Todos os equipamentos são compostos de um filtro óptico que protegem a pele dos raios UV. Tanto para tratamentos de rejuvenescimento da pele, como para os de depilação. O tratamento a luz pulsada necessita de várias sessões para alcançar o resultado desejado. No decorrer deste artigo, veremos como funciona o depilador de luz pulsada e quais suas vantagens.

O que é a luz pulsada e como age

A técnica de depilação definitiva com luz pulsada é comparável à do laser, pois ambos atuam na melanina, causando a destruição do pigmento dos cabelos. Mas ao contrário do laser, a luz pulsada libera luz intensa distribuída em breves pulsações na área a ser tratada com uma lâmpada chamada flash.

Através da energia que se transforma em calor, o uso desta máquina, destrói o folículo piloso dos fios. Desta forma, o pigmento que colore o cabelo, sofre um forte aumento de temperatura e transmite esse calor ao bulbo capilar que acaba derretendo.

É bom especificar que, embora agindo através de calor, esta técnica não envolve riscos para a pele, porque os equipamentos utilizados são capazes de diferenciar a temperatura da pele circundante. Sua tecnologia é programada para agir somente sobre o bulbo capilar, evitando as queimaduras solares.

Como o especialista avalia o tipo de tratamento

Vamos ver na prática como é feita a avaliação para o tratamento de remoção de cabelo com luz pulsada e como isso acontece:

  • em primeiro lugar, o especialista realiza uma avaliação do cabelo e do fototipo da pessoa submetida à luz pulsada, para personalizar o tratamento de acordo com as características pessoais de cada pessoa.
  • o operador especialista, antes de iniciar uma sessão, prepara a peça a ser tratada aplicando um gel especial que, além de atuar como condutor, protege a pele da energia emitida pela máquina.
  • Posteriormente, é possível começar com a emissão de pulsos de luz, com intervalos regulares, sobre a área a ser tratada.

Alguns cabelos vão cair durante a sessão, enquanto outros, apenas enfraquecidos, cairão no decorrer do tratamento. Este tipo de depilação não remove os cabelos de imediato, mas atua enfraquecendo o bulbo piloso com o objetivo de eliminar o aparecimento dos fios de forma definitiva.

Benefícios da depilação definitiva

Entre as vantagens de desaceleração do crescimento por conta do enfraquecimento durante o tratamento, que acabam por desaparecer para sempre após o fim do tratamento, a remoção com luz pulsada é quase indolor, se não um leve beliscão.

Com a luz intensa pulsada, também é possível tratar diferentes partes do corpo, incluindo a pele do rosto, sem deixar marcas.

Eficácia

De acordo com as estatísticas e os testemunhos daqueles que a usaram nos últimos anos, combinados com a opinião de muitos especialistas na área, a depilação com luz pulsada é o método mais eficaz para combater pêlos indesejáveis.

Na maioria dos casos, de fato, os cabelos são reduzidos em pelo menos 80% e os cabelos que reaparecem após um longo período de tempo, serão gradualmente mais fracos e mais finos. Além de ser mais eficaz do que os métodos tradicionais de depilação, a luz pulsada é mais eficaz do que a depilação a laser.

A tecnologia de luz mista das máquinas de luz pulsada permite selecionar os aspectos dos fios e, portanto, é possível adaptar o feixe de luz de acordo com a cor da pele quanto a cor do cabelo e espessura. Com esta técnica, portanto, será possível obter excelentes resultados mesmo em peles mais escuras e cabelos loiros.

Ao contrário de outros, portanto, a luz pulsada é um bom método de depilação permanente, não invasiva e absolutamente indolor.

Preços e duração do tratamento

O tratamento da depilação com luz pulsada requer uma média de 5 a 10 sessões por área. O número de sessões pode variar de acordo com extensão da área a ser tratada.

O preço do tratamento varia de acordo com a extensão da área a ser tratada e a densidade dos pelos indesejados. Segunda a média nacional, O valor da sessão é de no máximo R$ 89,00 a área/sessão.​​

Cuidados antes e depois das sessões

É aconselhável realizar o corte da área a ser tratada, antes de passar pela sessão de tratamento e evitar o bronzeamento excessivo da pele. Aqueles que se submetem às sessões devem usar óculos de proteção durante o tratamento.

Depois de realizar tratamentos com luz pulsada, é importante não se expor ao sol e a fontes de calor muito fortes, como banhos muito quentes e saunas, isso porque é importante que a pele se recupere do microtrauma sofrido durante a sessão.

Contraindicações

A depilação com luz pulsada é uma tecnologia bastante segura, que não envolve grandes riscos para quem realiza. No entanto, é importante saber que, com este tipo de tratamento, existe o risco de danificar as células do pigmento, ou seja, os melanócitos, com o feixe da luz pulsada. Assim, causando manchas mais escuras ou mais claras do que a pele. No entanto, é pouco provável que essas pequenas cicatrizes persistam com o tempo.

Leave a Reply