Cabelos Oleosos: Principais causas, dicas e como controlar

Os cabelos oleosos afeta muitas pessoas, atingindo homens e mulheres. Existem várias causas que podem ser associadas a essa disfunção, que pode ser tanto uma disposição genética ou uma dieta pobre.

Felizmente, existem produtos e receitas naturais que ajudam a combater este problema chato e, quando usados regularmente, diminui o sebo produzido pelo couro cabeludo. Veja como eliminar o problema do cabelo oleoso e conheça alguns erros que devem ser evitados.

Principais causas

Em condições normais, o sebo produzido pelo couro cabeludo é útil para criar uma camada de proteção da pele, assim filtrando e protegendo contra as agressões externas, como sol, frio e bactérias. O problema surge quando o sebo é produzindo em excesso, formando uma grande camada de líquido oleoso.

Umas das principais causas são os desequilíbrios hormonais, que causam a disfunção das glândulas sebáceas localizadas no couro cabeludo na base dos folículos pilosos. Além dos hormônios, existem outros fatores que afetam a qualidade do cabelo, como o uso excessivo de tinturas e shampoo, tornando oleoso na raiz e secos nas pontas.

cabelo muito oleoso

Foto de um cabelo muito oleoso.

Receitas naturais para cabelos oleosos

Para neutralizar os cabelos oleosos, existem vários produtos naturais que podem ajudar. Conheça alguns remédios naturais que ajudam a manter sob controle o excesso de sebo na pele, que são eles:

Vinagre branco

O vinagre tem propriedades detergentes e desengordurantes, por isso, se tornou um ótimo aliado na limpeza de eletrodomésticos, como fornos e máquinas de lavar.

Quando aplicado nos cabelos, trata a oleosidade, a caspa, sela as cutículas e devolve o brilho, deixando os cabelos saudáveis. Portanto, é indicado misturar duas colheres de sopa de vinagre branco à dose normal de seu shampoo. Esfregue bem e deixe agir no couro cabeludo por cerca de 15 minutos antes de enxaguar.

Limão

Outro método eficaz para tratar o excesso de oleosidade é o uso de água com limão. Basta aplicar o suco de dois limões no couro cabeludo e massagear com cuidado por alguns minutos. Em seguida, lave o cabelo com o shampoo de sua preferência.

Argila

O tratamento com a máscara de argila ajuda purificar, eliminar a oleosidade e fortalecer o couro cabeludo. É muito útil e pode ser feito por qualquer pessoa, basta colocar em um recipiente duas colheres de sopa de argila branca com uma colher de vinagre branco e algumas gotas de óleo de argan.

Em seguida, aplique a máscara no couro cabeludo recém lavado como de costume, deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar. Você pode repetir este procedimento a cada 15 dias para resultados mais duradouros.

Amido de milho

Uma máscara feita de amido de milho ou farinha de milho é excelente para remover o excesso de gordura do couro cabeludo. Basta misturar uma colher de sopa de amido de milho com uma pitada de sal rosa e pimenta preta. Aplique a mistura no cabelo seco e deixe agir por 15 minutos. A consistência granular desta máscara atuará como esfoliante, limpando e absorvendo a gordura capilar. Não tendo nenhuma reação alérgica, pode ser utilizado conforme necessário.

Hortelã

Esta erva possui propriedades benéficas que tem a capacidade de regularizar a produção de sebo. Em uma panela, ferva um punhado de folhas de hortelã em 800 ml de água, drene as folhas e adicione três colheres de sopa de vinagre. Aplique a loção de hortelã e vinagre no couro cabeludo limpo e deixe secar. Não é preciso enxaguar, repita o tratamento uma vez por semana até obter o resultado desejado.

Dicas para manter os cabelos saudáveis

No caso dos cabelos oleosos, existem alguns erros que podem ser evitados.

  1. Evite lavar os cabelos todo dia: umas das coisas que afeta quem tem tendência a ter cabelos oleosos são as lavagens frequentes. Não é aconselhável ficar muito tempo sem higienizar os fios, pois pode aumentar a produção de óleo. Porém, enxaguá-lo todos os dias pode ter o mesmo efeito.
  2. Tome cuidado com o pente: o uso de pente ou escova com dentes estreitos podem agredir o couro cabeludo, estimulando o aumento da umidade capilar.
  3. Evite a água quente: a alta temperatura causa a irritação da pele e estimula a produção de sebo.
  4. Não use alta temperatura no secador: é aconselhável manter o secador de cabelo sempre à distância adequada do couro cabeludo, evitando assim que o sebo se torne fluido e se espalhe ao longo dos comprimentos.
  5. Evite alguns produtos: O uso de géis e óleos podem piorar a situação, fazendo que seus cabelos pareça dez vezes mais oleoso.

Cuide da alimentação

O consumo de alguns alimentos também ajuda a combater o problema dos cabelos oleosos. É importante consumir alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes. Veja alguns alimentos que pode lhe auxiliar nesta batalha:

  • gema de ovo, vegetais de folhas verdes e peixes gordurosos são ricos em vitamina A. O consumo é importante para uma boa saúde da pele e dos cabelos.
  • carne vermelha, espinafre e frutas são ricos em ferro e, portanto, útil para nutrir o cabelo e couro cabeludo. A carne vermelha também, como ovos e peixe, é rica em taurina e arginina, dois aminoácidos que contribuem para a nutrição de toda a estrutura do cabelo.
  • laticínios, brócolis e feijão verde contêm vitamina B2 que favorece a renovação celular, combatendo o envelhecimento da pele e do cabelo.
  • cereais, batatas e tomates são ricos em vitamina B4 que favorece a atividade dos bulbos capilares.

Seguir uma dieta adequada, rica em frutas e legumes pode ajudar muito. Por conseguinte, é necessário limitar as gorduras, evitando alimentos fritos, pois auxiliam no excesso de sebo na pele.

 

Leave a Reply